OBRAS: EXECUTA-LAS COM OU SEM PROJETO?

A Engenharia Civil é responsável pelo desenvolvimento e bem estar da sociedade, especializada na prática de projetar, construir e até mesmo melhorar e adequar ambientes urbanos e rurais. Está diretamente ligada à concepção, supervisão, manutenção e projeção de edificações comerciais, habitacionais, corporativas e infraestruturas.

Dentre as diversas atividades realizadas por um engenheiro civil, podemos mencionar a elaboração de projetos de diferentes disciplinas. Os projetos são simplesmente documentos que norteiam o processo de execução das obras, seja ela nova ou reforma, sendo imprescindíveis para a construção do empreendimento.  

Iniciar uma obra sem ter os projetos em mãos é uma falha grave, mas muito comum. Sua elaboração funciona como um seguro contra imprevistos que poderão acontecer ao longo do tempo em uma determinada construção, facilitando para que sejam encontrados os erros. Além disso, eles servem para especificar e detalhar todos os itens envolvidos na obra. O projeto da edificação servirá também para determinar as quantidades e tipos de material que serão empregados em cada cômodo, minimizando perdas e evitando a falta de material.

Para encurtar o assunto e deixar mais dinâmico o entendimento, separamos abaixo, algumas perguntas e respostas referentes aos projetos, para você que tem dificuldade no assunto e tem a intenção de construir.

  1. QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE PROJETOS EXISTENTES?

Neste post iremos falar em específico dos projetos ligados à construção civil. Os principais tipos de projetos ou disciplinas são: arquitetônico, hidrossanitário, elétrico, estrutural, incêndio, SPDA e gás.

  1. QUAL PROJETO DEVO FAZER?

Por exemplo, imagine que você irá construir uma casa de 100 m² com necessidades básicas de habitação. Neste caso, você irá precisar apenas do projeto arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico.   

  1. EXISTE ALGUM PROJETO ESSENCIAL PARA UMA OBRA?

Bem, conforme mostrado na pergunta acima, o projeto de uma determinada disciplina se torna essencial a partir do momento que você idealize que esta disciplina faça parte da sua construção. 

Por exemplo, em uma análise hipotética desejamos construir uma casa que tenha uma necessidade apenas de energia. Você inicialmente deverá entrar em contato com um arquiteto ou engenheiro civil para que realize um projeto arquitetônico. Após a elaboração deste projeto, deve-se contratar um engenheiro civil para a realização do projeto da estrutura da casa (projeto estrutural). Após a elaboração do mesmo, basta contratar um engenheiro civil ou engenheiro elétrico para a confecção do projeto elétrico. 

Apesar de ser corriqueiro apenas o uso do projeto arquitetônico para execução de  obras, saiba que isso é extremamente imprudente e que poderá trazer grandes problemas em um futuro próximo.

As imagens abaixo retratam um pouco do que estamos falando. Há grande chance de que nesses casos não existia o projeto estrutural (imagem 1) e o hidrossanitário (imagem 2). Na imagem 1 nota-se que não há a existência de ligação entre a armadura do pilar e a fundação, gerando grande insegurança para as pessoas que irão habitar essa edificação. Já na imagem 2, existe uma tubulação que provavelmente é de esgoto, que desce verticalmente na alvenaria, acarretando em interrompimento da cinta de amarração das alvenarias, possíveis transtornos futuros caso o encanamento necessite de reparo e o mais grave, o encanamento corta a armadura longitudinal da viga, gerando grande risco contra a segurança dos moradores da edificação.

  1. CUSTA CARO UM PROJETO?

Os valores de projetos variam, tanto de acordo com a disciplina, quanto a complexidade da obra a ser projetada. Algo que deve ser avaliado além dos custos de projetos (que na verdade são um baita de um investimento), são os benefícios que você terá com ele, propiciando uma construção confortável, segura e extremamente funcional, evitando o desperdício de materiais, erros nos métodos construtivos, entre muitos outros.

         É isso aí pessoal, espero que tenham gostado…

Quer saber mais, ficou com alguma dúvida ou tem o interesse de fazer um projeto?! Entre em contato conosco. 

Kaoan Doca

Engenheiro civil pelo Centro Universitário Moura Lacerda e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo